MUDAS NATIVAS

Reflorestamento: importância para o meio ambiente.

A vida como nós a conhecemos depende da floresta. Afinal, é preciso água, energia e temperaturas corretas para manter a produção e o consumo de alimentos e dos itens, inclusive tecnológicos, que fazem parte dos tempos modernos. Por isso, reflorestar é tão importante quanto investir em grandes obras ou linhas de produção.

Em consenso geral, reflorestar é uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza (incêndios ou fortes chuvas, por exemplo) ou ações humanas (queimadas, exploração de madeira, expansão de áreas agrícolas), mas, a compensação ambiental necessária para alcançar o ritmo acelerado de crescimento urbano e industrial vai além de plantar árvores.

É preciso saber quais árvores plantar, como plantar e onde plantar. Por isso, a Agromineira tornou-se especialista em produção de plantas nativas da Mata Atlântica e de transição, espécies realmente capazes de combater as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa, enchentes, problemas agrícolas e a grande concentração de gás carbônico no ar que respiramos.

plantules

Espécies da Mata Atlântica

Listagem com nome popular, científico e respectivo grupo ecológico.

A Agromineira oferece mudas dos três grupos de árvores que formam a Mata Atlântica.

(pioneiras, secundárias iniciais ou tardias e climáticas)

Pioneira

Crescem muito rápido, mas seu tempo de vida, cuja média é de 10 anos, é curto. Atingem de 4 a 10 metros de altura. São árvores que gostam de luz, portanto, intolerantes à sombra. Exemplos: aroeira, mutambo, embaúba, angico, pata-de-vaca, etc.

Secundária inicial

Também crescem rápido e seu tempo de vida é de 10 a 25 anos, em média. Seu tamanho atinge até 20 metros de altura e assim como as pioneiras, gostam da luz e são intolerantes a sombra. Exemplos: ipês, mirindiba rosa, manacá-da-serra, jacarandá mimoso, etc.

Secundária tardia

Tem crescimento médio, mas seu tempo de vida é longo, em média 25 a 100 anos. Sua altura varia de 20 a 30 metros, podendo ser até maiores. Também preferem a sombra. Exemplo: jequitibá rosa, genipapo, cabreúva, etc

Climática

Tem crescimento lento ou muito lento, mas tempo de vida está acima de 100 anos. Sua altura varia de 30 a 45 metros, também podendo ser maiores. Preferem sombra e possuem o tipo de madeira dura e pesada. São as chamadas árvores de madeira de lei. Exemplos: jatobá, peroba rosa, pau Brasil, etc

A mais pura beleza da Mata Atlântica brasileira.

Contato

Envie-nos uma mensagem e retornaremos o mais breve possível.

Not readable? Change text.